OFERTÓRIO
Aqui pode-se cantar um cântico apropriado. O presidente, junto ao altar, toma a patena com a hóstia e sustentando-a um pouco elevada sobre o altar, diz em voz submissa se há canto, se não, em voz audível.
℣. Bendito sejais, Senhor, Deus onipotente e eterno. Recebei esta hóstia imaculada que por vossa bondade produzimos. Eu, vosso indigno servo, vos ofereço, ó meu Deus, vivo e verdadeiro, por nossos inúmeros pecados, ofensas e negligências, por todos os presentes, e por todos os fiéis vivos e defuntos, a fim de que a nós e a eles este sacrifício aproveite para a salvação na vida eterna e se torne para nós o Pão da vida.
℞. Bendito seja Deus para sempre.
O presidente, ou outro ministro qualificado, verte o vinho e um pouco de água no cálice, entretanto o presidente diz em voz submissa.
Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.
Depois, o presidente toma o cálice e, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar diz em voz submissa.
℣. Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade. Nós vos oferecemos o cálice da salvação, suplicando a vossa clemência, para que ele suba com suave odor à presença de vossa divina Majestade, para nossa salvação e de todo o mundo.
℞. Bendito seja Deus para sempre.
Depois, o presidente, profundamente inclinado diante do altar, diz em voz submissa.
Com espírito de humildade e de coração contrito sejamos por vós recebidos, Senhor, e assim se faça hoje este nosso sacrifício em vossa presença, de modo que vos agrade, ó Senhor Deus.
O sacerdote, incensa o altar se oportuno, depois, em pé ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em voz submissa.
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.
A seguir, voltado para a assembleia, estende e une as mãos e diz com voz conveniente.
℣. Orai, irmãos e irmãs, para que o meu sacrifício, que também é vosso, seja aceito por Deus Pai onipotente.
℞. Relembre o Senhor, de todos os seus sacrifícios, e aceite o nosso holocausto. Retribua a nós segundo teu coração e confirmai nosso propósito!
Depois, com as mão estendidas canta ou lê em voz audível a Oração das Oblatas, até agora e por toda a eternidade, inclusive.
℣. (Consultar o próprio do dia)
℞. Amém.