FORMULÁRIOS PRÓPRIOS DOS SANTOS

Selecione abaixo o nome do(a) Santo(a) para acessar o Formulário desejado.


FEVEREIRO
BEATA CANDELÁRIA DE SÃO JOSÉ







________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO CIRÍACO ELIAS CHAVARA
Presbítero

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Kainakary, no Kérala (Índia) a 10 de Fevereiro de 1805. Partiu para a eternidade a 3 de Janeiro de 1871. Antes da sua morte pôde declarar que nunca perdera a sua inocência baptismal. Cultivou especialmente as virtudes da simplicidade de coração, fé viva, fiel obediência, devoção ao Santíssimo Sacramento, à Virgem Maria e a São José. Sofreu muito pelo bem dos cristãos do Malabar, particularmente durante o cisma de Mar Rocos, sendo então Vigário Geral da Igreja dos sírios. Conservou uma extraordinária devoção à Santa Sé. Fundou a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada. Após dois anos de dolorosa enfermidade, expirou aos 65 anos. Foi sepultado na Igreja de Santa Filomena em Koonammavu.

Antífona de Entrada

Proclamai entre as nações a glória do Senhor, anunciai a todos os povos as suas maravilhas; o Senhor é grande e digno de louvor.

Oração da Coleta

Senhor, nosso Deus, que chamastes o bem-aventurado Ciríaco Elias, vosso sacerdote, para fortalecer a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, que, iluminados pelo Espírito Santo, saibamos discernir os sinais dos tempos e difundir entre os homens, por palavras e obras, a mensagem evangélica.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, o sacrifício do vosso povo e fazei que estes dons, oferecidos em honra do bem-aventurado Ciríaco Elias, sejam para nós fonte de salvação eterna. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

O Senhor enviou os seus discípulos para anunciar aos povos da terra: está próximo o reino de Deus.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentais nesta mesa santa, concedei-nos que, seguindo em toda a nossa vida os exemplos do bem-aventurado Ciríaco Elias, vos sirvamos com dedicação constante e amemos todos os nossos irmãos com infatigável caridade. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO PEDRO TOMÁS
Bispo

FESTA

  Nasceu na França por volta de 1305. Tendo exercido o cargo de procurador geral da Ordem junto da Cúria pontifícia em Avinhão e depois o de pregador apostólico, em 1354 foi nomeado Bispo de Patti e Lipari. Desempenhou funções de legado pontifício junto de Reis e Imperadores do tempo com o objetivo de consolidar a paz e promover a união com as Igrejas Orientais. Em 1364 foi nomeado Patriarca latino de Constantinopla. Os seus esforços em favor da unidade da Igreja fazem deste Santo uma figura ecumênica do séc. XIV. Morreu em Famagusta (Chipre) em 1366.

Antífona de Entrada

Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados, para formar um só corpo;  e mostrai-vos agradecidos.

Oração da Coleta

Senhor, Deus da paz, que concedestes ao vosso bispo São Pedro Tomás a força do vosso Espírito para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristãos, concedei que, pelo seu exemplo e intercessão, testemunhemos a integridade da fé e vivamos unidos pela integridade da fé e pelo vínculo da caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do mesmo Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Inflamai, Senhor, os nossos corações no fogo celeste, e concedei benignamente, por estes sagrados mistérios, os dons da unidade e da paz. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Porque há um só pão, todos somos um só corpo, nós que participamos do mesmo cálice e do mesmo pão.

Oração depois da Comunhão

Pela virtude deste sacramento, confirmai-nos, Senhor, na unidade e na paz, pelas quais São Pedro Tomás trabalhou incansavelmente até à morte. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ANDRÉ CORSINI
Bispo

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Florença nos princípios do séc. XIV. Abraçou a vida religiosa no convento da sua cidade natal. Foi provincial da Toscana em 1348 e no ano seguinte nomeado Bispo de Fiésole (Itália). Governou a sua Igreja com admiráveis exemplos de caridade e com a eloquência da sua palavra. Distinguiu-se pelo seu zelo apostólico, prudência e amor aos pobres. Morreu no dia 6 de Janeiro de 1374.

Antífona de Entrada

Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova e proclama a salvação!

Oração da Coleta

Pai santo, que chamais vossos filhos àqueles que promovem a paz, concedei-nos, pela intercessão de Santo André Corsini, admirável mediador da paz, a graça de trabalhar incansavelmente pela instauração da justiça, que pode garantir aos homens a paz firme e verdadeira. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Olhai, Senhor, para os dons que colocamos sobre o vosso altar em memória de Santo André Corsini, e, por estes mistérios, que lhe alcançaram a glória, concedei-nos o perdão e a paz. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Eu era a vista do cego e os pés do coxo; era o pai dos pobres e defensor da causa dos desconhecidos.

Oração depois da Comunhão

Deus de infinita misericórdia, que alimentastes o vosso povo com o pão celeste, confirmai-nos na vossa paz e, por intercessão de vosso bispo Santo André, concedei-nos a graça de alcançar o descanso eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO ÂNGELO PAOLI
Presbítero

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu no dia 1 de setembro de 1642 em Argigliano, então anexada ao município de Fivizzano, Casola hoje em Lumigiana (Massa). No batismo o nomearam Francisco. Pronunciou os votos na Ordem do Carmo em Siena 18 de dezembro de 1661. Foi pároco em Corniola em 1676. Em Fivizzano foi organista e sacristão. Também atual como diretor do conservatório de meninas fundada por Livia Vipereschi. Uma de suas habilidades era a de atrair muitas pessoas que o imitavam em sua atenção aos necessitados. Ele conseguiu dar aos ricos conselhos muito bons e eles o estimaram e o apoiaram e o empregaram como mediador em suas próprias instituições de caridade; ensinou os pobres a serem gratos e a encontrar em sua humilde condição de perfeição moral. Cardeais e sumos sacerdotes consideravam-no altamente estimado. Várias pessoas atribuíram-lhe graças marcados enquanto ele ainda estava vivo. Morreu em 20 de janeiro de 1720 e foi sepultado na igreja de S. Martino ai Monti, onde atualmente se encontra na nave esquerda. Ângelo Paoli foi beatificado em 25 de abril de 2010, na Basílica de Latrão, em Roma.

Antífona de Entrada

Vinde todos, benditos de meu Pai, disse o Senhor; estive enfermo e me visitastes; em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus humildes irmãos a mim o fizestes

Oração da Coleta

Ó Deus,  que concedestes ao vosso servo, o bem-aventurado carmelita Ângelo Paoli, a graça de seguir-vos generosamente na via da caridade e da justiça social, fazei que também possamos responder com fidelidade às exigências da vocação cristã, para que façamos de nossa vida um canto de  louvor a vós, no serviço aos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Acolhei, Pai celeste, nossas ofertas, neste misterioso encontro entre nossa pobreza e vossa grandeza: vos oferecemos os dons que nos haveis concedido, a fim de que nos acolha um dia em vosso reino, assim como acolheu o bem-aventurado Ângelo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Bem-aventurados são os pobres, porque deles é o reino de Deus.

Oração depois da Comunhão

O Pão eucarístico que havemos recebido, nos fortaleça e nos renove, para que ao exemplo do bem-aventurado Ângelo Paoli estejamos disponíveis e atentos ao mais necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com Deu Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO HENRIQUE DE OSSÓ E CERVELLÓ
Presbítero

FESTA

  Nasceu em Vinebre (Catalunha) a 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apóstolo das crianças na catequese, inspirador de movimentos seculares de espírito evangélico, diretor de almas, sentiu irresistivelmente o atrativo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de oração e filha da Igreja. À luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, instituto religioso feminino cujos membros têm com o objetivo a formação da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apóstolo dos novos tempos com a pregação e com a escrita, após um duro calvário de provas e padecimentos, morreu em Gilet (Valência) no dia 27 de Janeiro de 1896.

Antífona de Entrada

O Espírito do Senhor está sobre mim; ele me ungiu e me enviou para anunciar o Evangelho aos pobres.

Oração da Coleta

Senhor, nosso Deus, que no presbítero Henrique de Ossó unistes maravilhosamente a oração contínua a uma atividade apostólica incansável, concedei-nos, por sua intercessão, que, perseverando no amor de Cristo, sirvamos a vossa Igreja com palavras e obras. Pelo mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Desça sobre nós, Senhor, o vosso Espírito Santo, na celebração dos divinos mistérios, e nos ilumine com a luz da fé que levou o bem-aventurado Henrique de Ossó a anunciar ao mundo a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina dom Deus Pai, na unidade do mesmo Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós, diz o Senhor; se alguém permanece em mim e eu nele, dá fruto abundante.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentastes nestes santos mistérios, dai-nos a graça de seguir os exemplos do bem-aventurado Henrique, que se consagrou a vós de todo o coração e praticou incansavelmente a caridade para com o vosso povo. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA ARCÂNGELA GIRLANI
Virgem e Religiosa

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nascida em Trino, na Itália Setentrional, em meados do séc. XV, tomou o hábito carmelita em Parma, onde também veio a ser prioresa. Mais tarde exerceu o mesmo cargo no novo Mosteiro de Mântua, onde morreu em 1495. Distinguiu-se pela sua especial devoção à Santíssima Trindade.

Antífona de Entrada

Seguem-na as donzelas, suas companheiras; cheias de alegria e entusiasmo, entram no palácio do Rei.

Oração da Coleta

Senhor, que fizestes da bem-aventurada Arcângela uma enamorada do mistério da vossa eterna Trindade, concedei-nos, por sua intercessão, que, saboreando na terra a felicidade da vossa glória, vos contemplemos um dia no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes na bem-aventurada Arcângela, humildemente vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministério, como aceitastes os méritos da sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Do trono ouvi uma voz forte que dizia: "Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com eles."

Oração depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistérios, fazei que, a exemplo da bem-aventurada Arcângela, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA CANDELÁRIA DE SÃO JOSÉ
Virgem

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Altagracia de Orituco (Venezuela) em 1863. Se distinguiu-se por seu amor aos enfermos e a aos pobres, aos que visitava em suas casas e atendia com afeto maternal. Recolheu a alguns daqueles que cuidava em sua casa, pedindo esmolas para manutenção dos mesmos. Em união com outra jovens, fundou uma Ordem Terceira em Altagracia de Orituco, hoje denominada de Congregação de Irmãs Carmelitas da Candelária. Confiando plenamente na providência divina, fundou vários hospital de casa de acolhida a serviço dos enfermos, idosos e necessitados. Morreu em 31 de janeiro de 1940. Foi beatificada em 2008 pelo Papa Bento XVI.

Antífona de Entrada

Vem, esposa do Cristo; recebe a coroa que o próprio Senhor te preparou para toda a eternidade.

Oração da Coleta

Ó Deus que vos alegrais em habitar nos corações puros, concedei-nos, por intercessão da bem-aventurada Candelária de São José, viver, por vossa graça, de tal maneira que mereçamos ter-vos sempre conosco.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, os dons que humildemente te oferecemos em memória de sua virgem, a bem-aventurada Candelária, e concedei-nos, por esta hóstia imaculada, permanecer ardendo na vossa presença no fogo sagrado de seu amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

A virgem prudente escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

Oração depois da Comunhão

Reconfortados com o Pão do céu, imploramos, Senhor, de vossa bondade que tanto nos enche de alegria a memória de sua virgem, a bem-aventurada Candelária, nos concedas a absolvição de nossas culpas, a saúde de nosso corpos, e a graça da alma e da glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO JOSÉ
Esposo da Virgem Maria e Padroeiro da Igreja e do Carmelo

SOLENIDADE

  São José é padroeiro principal da Ordem Terceira do Carmo. Santa Teresa de Jesus tinha especial devoção a São José, a santa carmelita afirmou: "Eu queria persuadir todos a serem devotos desse glorioso santo, pela minha grande experiência de quantos bens ele alcança de Deus." Foi um humilde carpinteiro de Nazaré, pai terrestre e adotivo de Jesus Cristo, e esposo da Virgem de todas as virgens, Maria. É descendente da cada de David; é, na prática, o último elo de ligação do antigo ao novo testamento. Os teólogos acreditam que José tenha morrido três anos antes da crucificação de Jesus, por volta dos trinta anos de idade de Cristo. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja.

Antífona de Entrada

Eis o servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua casa.

Oração da Coleta

Deus onipotente, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Ó Deus de bondade, assim como São José se consagrou ao serviço do vosso Filho, nascido da Virgem Maria, nossa particular mãe e irmã, fazei que também nós sirvamos de coração puro aos mistérios do vosso altar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor.

Oração depois da Comunhão

Ó Deus, que na alegria da solenidade de São José alimentastes neste altar a vossa família carmelitana, protegei-nos sem cessar e guardai em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO FRANCISCO PALAU E QUER
Presbítero

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Aytona (Lérida, Espanha) no dia 29 de Dezembro de 1811. Entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços aos 21 anos e ordenou-se sacerdote aos 25. Por motivo dos problemas da sua pátria, viu-se obrigado a viver enclaustrado e exilado. Ao regressar a Espanha em 1851 fundou em Barcelona "A Escola da Virtude", modelo de ensino catequético. Fundou nas Ilhas Baleares as Congregações dos Irmãos e das Irmãs Carmelitas (1860-1861). Pregou missões populares e estendeu a devoção mariana por onde quer que passava. Morreu em Tarragona no dia 20 de Março de 1872. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1988.

Antífona de Entrada

Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova e proclama a salvação!

Oração da Coleta

Senhor, que por meio do vosso Espírito, enriquecestes o bem-aventurado Francisco Palau, com o insigne dom da oração e da caridade apostólica, concedei, por sua intercessão, que a amada Igreja de Cristo, resplandecendo com a formosura de Maria, a Virgem Mãe, se torne sacramento universal de salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Deus todo-poderoso, olhai para as ofertas que vos apresentamos na memória do bem-aventurado Francisco Palau, e fazei que, celebrando o memorial da paixão do Senhor, conformemos a nossa vida com estes santos mistérios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Completo na minha carne o que falta à paixão do Cristo, sofrendo pelo seu corpo, que é a Igreja.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que neste divino sacramento nos dais a verdadeira vida, fazei que, ao celebrarmos com alegria a memória do bem-aventurado Francisco Palau, o exemplo do seu zelo apostólico nos ajude a crescer cada dia em graça e santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO NUNO DE SANTA MARIA
Religioso

MEMÓRIA

  Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de julho de 1360. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível na guerra da independência; mas, vencendo-se a si mesmo, quando morreu a esposa, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no convento de Lisboa por ele fundado. Quis ser simples donato, tomando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo convento no Domingo da Ressurreição de 1431 (1º de Abril), tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de oração, penitência, amor aos pobres e filial devoção a Nossa Senhora. O seu culto, como santo, foi confirmado a 26 de abril de 2009 por Bento XVI.

Antífona de Entrada

Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé; o Senhor me dará a coroa da justiça.

Oração da Coleta

Senhor nosso Deus, que destes ao bem-aventurado Nuno de Santa Maria a graça de combater o bom combate e o tornaste exímio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as seduções do mundo, com ele vivam para sempre na pátria celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Deus de bondade, que no bem-aventurado Nuno de Santa Maria, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo à vossa imagem, concedei que também nós nos renovemos para sermos dignos de vos oferecer este sacrifício de reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Repartiu com largueza pelos pobres, a sua generosidade permanece para sempre.

Oração depois da Comunhão

Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo do bem-aventurado Nuno de Santa Maria, e completai até ao dia de Cristo Jesus a boa obra que em nós começastes. Pelo mesmo Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO BATTISTA SPAGNOLI MANTOVANO
Presbítero

MEMÓRIA

  Nasceu em Mântua (Itália) no dia 17 de abril de 1447. Sendo ainda jovem, entrou para o convento dos carmelitas da Congregação de Mântua em Ferrara. Professou em 1464 e desempenhou diversas funções em diferentes conventos. Tendo exercido por seis vezes o cargo de Vigário Geral da sua Congregação, em 1513 foi eleito Prior Geral da Ordem do Carmo. Faleceu em Mântua no dia 20 de março de 1516. Na sua vida foi sempre um modelo de virtude e de grande amor à Igreja, a cuja reforma se dedicou de corpo e alma. Grande humanista, é considerado um dos poetas latinos de maior relevo da sua época.

Antífona de Entrada

Tinha na sua boca a palavra da verdade e não havia maldade nos seus lábios; afastava muitos do mal e andava comigo na paz e na justiça.

Oração da Coleta

Senhor, que fizestes do bem-aventurado Battista Mantovano, servo fiel de Maria, um admirável defensor e pregador da vossa palavra, concedei-nos, por sua intercessão, que sem cessar meditemos com Maria a vossa palavra e com ela cantemos os vossos louvores por toda a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, Senhor, os dons que colocamos sobre o vosso altar na memória do bem-aventurado Battista, e fazei que, libertos das coisas da terra, encontremos em vós a nossa única riqueza. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

A palavra de Cristo habite em vós com abundância, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros, com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão.

Oração depois da Comunhão

Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo de vosso bem-aventurado Battista Mantovano, e completai até ao dia de Cristo Jesus a obra que em nós começastes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA MARIA DA ENCARNAÇÃO
Virgem e Religiosa

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Paris em 1566. Impedida de realizar a sua aspiração ao estado religioso, foi obrigada a casar-se aos dezesseis anos. Mãe de sete filhos e esposa dedicada aos deveres familiares, santificou-se no meio das grandes dificuldades que atribularam o seu lar. Movida pela leitura das obras de S. Teresa, empenhou-se em introduzir em França o Carmelo Teresiano. Em 1603 conseguiu as devidas autorizações e construiu a primeira fundação para religiosas vindas de Espanha, entre as quais a Beata Ana de S. Bartolomeu e Ana de Jesus. Esta obra mereceu-lhe o título de "Mãe e Fundadora do Carmelo em França". Após a morte do seu marido (1613), entrou também ela para o Carmelo de Amiens, onde se distinguiu no espírito de oração e no zelo pela propagação da fé. Morreu no Carmelo de Pontoise em 18 de Abril de 1618.

Antífona de Entrada

Esta é a mulher sábia, que edificou a sua casa; anda por caminhos retos, na lei do Senhor.

Oração da Coleta

Senhor, que fortalecestes a bem-aventurada Maria da Encarnação, nos vários estados de vida, com uma admirável coragem nas adversidades, concedei-nos a graça de sofrermos as adversidades com fortaleza
e de perseverarmos até ao fim no vosso santo amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Por estes dons que vos apresentamos, em memória da bem-aventurada Maria, concedei-nos, Senhor, a paz e a salvação. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Quem faz a vontade de meu Pai, que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe, diz o Senhor.

Oração depois da Comunhão

Ao celebrarmos a memória da bem-aventurada Maria, concedei-nos, Deus todo-poderoso, que este divino sacramento nos ilumine e inflame, para que desejemos sempre o que é santo e dêmos fruto abundante de boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA TERESA MARIA DA CRUZ
Virgem

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Teresa Maria da Cruz nasceu em Campi Bisenzio (Florença) em 1846. Fundou a Congregação das Carmelitas de Santa Teresa para o serviço dos órfãos e dos pobres. Desejando viver crucificada com Cristo, suportou, nos últimos anos da sua vida, dolorosas provações no corpo e no espírito. Faleceu no dia 23 de Abril de 1910.

Antífona de Entrada

As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor é sublime; a sua majestade está acima do céu e da terra.

Oração da Coleta

Senhor, que amparaste no caminho da cruz a virgem bem-aventurada Teresa Maria da Cruz, fortalecida por um ardente amor à eucaristia, e a cumulastes de ternura materna para com as crianças e os pobres, concedei-nos, por sua intercessão, que, fortalecidos com o pão dos anjos, nos alegremos com a participação na paixão de Cristo e colaboremos com obras de caridade para o advento do vosso reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Nós vos oferecemos, Senhor, este sacrifício na memória da bem-aventurada Teresa e vos pedimos que seja eficaz para a nossa salvação e agradável à vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos.

Oração depois da Comunhão

Deus de bondade infinita, que nos fizestes saborear o alimento da salvação, fazei que imitemos a caridade da bem-aventurada Teresa, para participarmos também da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ÂNGELO DA SICÍLIA
Presbítero e Mártir

MEMÓRIA

  Foi um dos primeiros carmelitas a migrar do monte Carmelo para a Sicília. De acordo com fontes fidedignas, foi assassinado por infiéis em Licata (Sicília), na primeira metade do séc. XIII. Aclamado como mártir, logo se edificou uma igreja no local em que foi martirizado, sendo aí depositado o seu corpo. O seu culto difundiu-se não só na Ordem, mas também entre o povo.

Antífona de Entrada

Este santo combateu até à morte pela lei de Deus e não teve medo das palavras dos ímpios, porque estava apoiado na rocha firme.

Oração da Coleta

Senhor, nosso Deus, força dos fieis e coroa dos mártires, que conduzistes Santo Ângelo do Carmelo à glória do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que, imitando fielmente o seu exemplo, possamos oferecer até à morte o testemunho da vossa presença e da vossa bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Santificai, Senhor, com a vossa bênção estes dons e acendei em nós o fogo do vosso amor que fortaleceu Santo Ângelo para vencer os tormentos do martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor; se alguém permanece em mim e eu nele, dá fruto pra caramba.

Oração depois da Comunhão

A comunhão nos santos mistérios nos dê, Senhor, a fortaleza de alma que tornou o vosso mártir Santo Ângelo da Sicília fiel no vosso serviço e vitorioso no martírio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO ALOÍSIO RABATÁ
Presbítero

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nascido em Erice, perto de Trápani, na Sicília, em meados do séc. XV, entrou na Ordem do Carmo. Foi Prior do convento reformado de Randazzo, onde morreu em 1490, de uma ferida recebida na cabeça, perdoando ao agressor e sem querer revelar o seu nome.

Antífona de Entrada

Senhor Jesus, recebei o meu espírito; Senhor, não os acuseis deste pecado. (T. P. Aleluia!)

Oração da Coleta

Senhor, que enriquecestes o bem-aventurado Aloísio Rabatá com uma admirável caridade e paciência nas injúrias, concedei-nos que, imitando-o na prática da caridade e no amor aos inimigos, mereçamos alcançar os prémios eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Deus de bondade, que no bem-aventurado Aloísio, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo à vossa imagem, fazei que também nós nos renovemos para sermos dignos de vos oferecer este sacrifício de reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Este é o servo fiel e prudente, que o Senhor pôs à frente da sua família, para dar a seu tempo a cada um a sua medida de trigo. (T. P. Aleluia!)

Oração depois da Comunhão

Deus onipotente e eterno, que nos fortaleceis com a graça deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo do bem-aventurado Aloísio Rabatá, buscando-Vos sobre todas as coisas e trazendo em nós a imagem do homem novo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO JORGE PRECA
Presbítero

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em La Valleta (Malta) no dia 12 de Fevereiro de 1880. Apenas ordenado sacerdote em 1906, empenhou-se desde logo na catequese juvenil, tendo fundado para tal fim no ano seguinte a Sociedade de Doutrina Cristã, conhecida como M.U.S.E.U.M. (Magister utinam sequatur Evangelium universus mundus), devendo, por este motivo, suportar numerosas injúrias. Dedicou toda a sua vida à pregação popular e à catequese e escreveu uma grande quantidade de livros destinados na sua maioria à formação dos membros da sua Sociedade. A eficácia do seu apostolado deveu-se a uma vida de oração e constante meditação da Sagrada Escritura. A sua espiritualidade assentava na humildade e na mansidão. Inscreveu-se na Ordem Terceira Carmelita no dia 21 de Julho de 1918, tendo professado a 26 de Julho do ano seguinte, adoptando desde então como nome Franco, em honra do beato Franco de Sena, chegando mesmo a assinar alguns dos seus livros como “Franco, carmelita”. Em 1952 o Prior Geral P. Kilian Lynch afiliou-o à Ordem em reconhecimento pela sua grande obra de divulgação da devoção à Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Morreu a 26 de Julho de 1962, tendo sido canonizado a 3 de junho de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Antífona de Entrada

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com sabedoria e prudência.

Oração da Coleta

Senhor, que fortalecestes São Jorge Preca com o vosso Espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei a quantos celebram a sua memória a graça de crescerem na santidade, imitando o seu exemplo, e de receberem o auxílio da sua intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, o sacrifício do vosso povo e fazei que estes dons, oferecidos em honra de vosso santo, Jorge, sejam para nós fonte de salvação eterna. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens.

Oração depois da Comunhão

Pelos sacramentos celestes que recebemos, ao venerar a memória de São Jorge, concedei-nos, Senhor, a graça de saborear na bem-aventurança eterna o mistério que celebramos na vida presente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO SIMÃO STOCK
Religioso

MEMÓRIA FACULTATIVA

  De nacionalidade inglesa, viveu no séc. XIII e morreu em Bordéus. É venerado na Ordem do Carmo pela sua grande santidade e peculiar piedade para com a Santíssima Virgem. Foi exponente colaborador na regulamentação da Ordem do Carmo em sua mudança para às cidades. O seu culto, já praticado em alguns lugares no séc. XV, foi, no século seguinte, recebido liturgicamente em toda a Ordem.

Antífona de Entrada

O Senhor é o refúgio e a alegria do justo; exultem no Senhor os homens retos de coração.

Oração da Coleta

Senhor, nosso Deus, que chamastes São Simão Stock ao vosso serviço entre os Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo, concedei-nos, por sua intercessão, que busquemos sempre o vosso rosto na oração e cooperemos na salvação dos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Deus de bondade, que em São Simão Stock, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo à vossa imagem, fazei que também nos renovemos para sermos dignos de vos oferecer este sacrifício de reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Saboreai e vede como o Senhor é bom; feliz o homem que nele se refugia.

Oração depois da Comunhão

Deus todo-poderoso e eterno, que nos fortaleceis com a graça deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo de São Simão Stock, buscando-vos sobre todas as coisas e trazendo em nós a imagem do homem novo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTA JOAQUINA DE VEDRUNA
Religiosa

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Barcelona no dia 16 de Abril de 1783. Casou-se aos 16 anos e ficou viúva aos 33, com 9 filhos que educou cristãmente. Em 1826, movida por uma inspiração divina, fundou a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade. A sua obra difundiu-se rapidamente por toda a Catalunha e dedicava-se ao cuidado dos doentes e à educação cristã das crianças, especialmente dos pobres. A sua espiritualidade assenta, sobretudo, na contemplação do mistério da SS. Trindade. Morreu em Barcelona em 1854.

Antífona de Entrada

A mulher que teme o Senhor merece ser louvada: seus filhos levantam-se para a exaltar, seu marido proclama os seus louvores. (T. P. Aleluia!)

Oração da Coleta

Senhor, nosso Deus, que suscitastes na vossa Igreja Santa Joaquina para a educação cristã da juventude
e para alívio dos enfermos, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, dediquemos a nossa vida a servir-Vos diligentemente nos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, estes dons, e, pela participação nestes mistérios, concedei-nos que, a exemplo de Santa Joaquina, vos amemos sobre todas as coisas e amemos a todos no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos.

Oração depois da Comunhão

Por esta eucaristia que recebemos, cresça em nós, Senhor, a vossa graça, para que, a exemplo de Santa Joaquina, dêmos testemunho, por palavras e obras, do vosso amor para os que nos rodeiam e da vossa luz para os que nos veem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI
Virgem e Religiosa

FESTA

  Nasceu em Florença em 1566. Educada piedosamente e admitida nas monjas Carmelitas, levou uma vida escondida de oração e abnegação. Pedia incessantemente pela reforma da Igreja e dirigiu as suas irmãs no caminho da perfeição. Morreu no ano de 1607, enriquecida por Deus de graças extraordinárias.

Antífona de Entrada

O Verbo fez-Se carne e habitou no meio de nós. 
(Ou Farei de ti minha esposa para sempre, desposar-te-ei segundo a justiça e o direito, por amor e misericórdia.)

Oração da Coleta

Senhor, que amais a virgindade e cumulastes de dons celestes a virgem Santa Maria Madalena, abrasada no vosso amor, concedei-nos que, celebrando hoje a sua festa, imitemos o exemplo da sua pureza e caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, os dons que humildemente vos apresentamos em memória da vossa virgem Santa Maria Madalena, e fazei que, por este santo sacrifício, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Estou crucificado com Cristo; já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.

Oração depois da Comunhão

Senhor, nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistérios, fazei que, a exemplo de Santa Maria Madalena, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA ANA DE SÃO BARTOLOMEU
Virgem e Religiosa

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Almendral (Ávila) em 1549. Entrou para o primeiro convento de S. José de Ávila e foi a primeira religiosa conversa da reforma teresiana. Professou em 1572 e foi muito estimada por S. Teresa, a ponto de a assistir nas viagens, nas doenças e na morte. A Santa morreu nos seus braços. Após a morte de S. Teresa, foi a alma da difusão do espírito e da obra teresiana em França e Flandres, na fidelidade ao carisma da reformadora e no zelo pelo bem da Igreja e pela salvação das almas. Morreu em Antuérpia (Anvers, Bélgica) em 1626.

Antífona de Entrada

As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor é sublime; a sua majestade está acima do céu e da terra.

Oração da Coleta

Senhor nosso Deus, grandeza dos humildes, que adornastes a bem-aventurada Ana de São Bartolomeu com as virtudes da caridade e da paciência, concedei-nos, por sua intercessão, que, seguindo e amando a Cristo nos irmãos, vivamos sempre no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, Senhor, as ofertas que vos são consagradas e fazei que estes dons, oferecidos para glória do vosso nome, sirvam de remédio para as nossas almas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentastes com o pão da mesa celeste, fazei que esta fonte de caridade fortaleça os nossos corações e nos leve a servir-vos nos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATOS HILÁRIO JANUSZEWSKI
E AFONSO MARIA MAZUREK
Presbíteros e Mártires

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Pawel, Januszewski nasceu em Krajenki (Polônia) no dia 11 de Junho de 1907, tendo entrado com 20 anos no Carmelo de Cracóvia, onde recebeu o nome de Hilário. Após os estudos teológicos no Colégio de Santo Alberto, em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 1934, regressou à sua pátria, sendo nomeado prior do Convento de Cracóvia em 1939. No dia 4 de Dezembro do ano seguinte foi preso pelos nazis por causa da sua fé cristã e deportado para o campo de concentração de Dachau, onde se distinguiu pela sua fé e caridade, acabando por ficar contaminado com o tifo enquanto prestava assistência aos enfermos, acabando por morrer no dia 25 de Março de 1945. Foi beatificado com mais outros 107 mártires polacos por João Paulo II no dia 13 de Junho de 1999 em Varsóvia.

  Afonso Maria, nascido Jozef Mazurek em Baranówka, perto de Lubartów (Polônia) no dia 1 de Março de 1891. Recebeu o hábito carmelita em Wadowice. Fez a profissão solene em 1912 e foi ordenado presbítero no dia 16 de Julho de 1916. Durante vários anos dedicou-se à formação da juventude. Passou os últimos catorze anos da sua vida no convento de Czerna, no qual foi prior, consagrando-se de alma e corpo ao serviço da comunidade. Reavivou a atividade apostólica na igreja conventual. Foi para todos exemplo de vida religiosa e de ministério sacerdotal. No dia 28 de Agosto de 1944 foi detido pelos militares alemães e depois fuzilado, vindo a falecer com o rosário apertado entre as mãos. Foi beatificado por João Paulo II no dia 13 de Junho de 1999, em Varsóvia, juntamente com outros 107 mártires polacos.

Antífona de Entrada

Este sãos os gloriosos mártires, que derramaram seu sangue pelo Cristo, não temeram as ameaças dos juízes e assim alcançaram o reino dos Céus.

Oração da Coleta

Deus Pai todo-poderoso, que destes aos vossos presbíteros Hilário Januszewski e Afonso Mazurek a graça de combaterem até darem suas vidas pela fé, concedei que a sua intercessão nos ajude a suportar a adversidade por vosso amor e a caminhar corajosamente para vós, fonte da verdadeira vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Santificai, Deus de misericórdia, com a vossa bênção estes dons e confirmai-nos na verdadeira fé, da qual os bem-aventurados Hilário e Afonso deram testemunho com seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor. Se alguém permanece em mim e eu nele, dá muito fruto.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nestes santos mistérios renovais a vossa Igreja, fazei que, imitando a admirável constância dos bem-aventurados Hilário Januszewski e Afonso Maria Mazurek, mereçamos alcançar o prêmio eterno prometido aos que sofrem por vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ELISEU
Profeta

MEMÓRIA

  "Elias passou diante de Eliseu e colocou-lhe em cima a sua capa. Então Eliseu abandonou os bois, seguiu Elias, ficando ao seu serviço" (I Re. 19, 21). Eliseu recebeu o espírito de Elias e, entre muitos outros milagres que fez, curou Naaman da lepra e ressuscitou uma criança. Viveu no meio dos filhos dos profetas e, em nome do Senhor, interveio muitas vezes nos acontecimentos do povo de Israel. A Ordem do Carmo, lembrado da sua origem no Monte Carmelo, quis, por meio da celebração litúrgica dos grandes profetas Elias e Eliseu, perpetuar a memória da sua presença e das suas obras. Foi por isso que o Capítulo Geral de 1399 decretou a celebração da festa de Santo Eliseu. Nos nossos dias este profeta esclarece bem como se deve executar a missão profética na fidelidade ao verdadeiro Deus e ao serviço do povo de Deus.

Antífona de Entrada

O espírito de Elias repousou sobre Eliseu e a palavra do Senhor estava com ele.

Oração da Coleta

Senhor Deus, defensor e redentor dos homens, que vos manifestais admiravelmente nos verdadeiros profetas e dotastes o profeta Eliseu com o espírito de Elias, multiplicai em nós os dons do Espírito Santo, para que, revestidos da missão profética, possamos testemunhar em toda a parte a vossa presença e a vossa providência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Senhor, que por meio dos antigos sacrifícios nos revelastes a verdade das oblações presentes, concedei que, por esta permuta de dons na memória do profeta Eliseu, nos tornemos para vós uma eterna oblação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

O homem de Deus apresentou ao povo o pão das primícias: todos comeram e ainda sobrou, segundo a palavra do Senhor.

Oração depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, que por meio dos milagres do profeta Eliseu prefigurastes admiravelmente o pão da vida, fazei que, fortalecidos por este alimento, possamos realizar todos os dias a nossa missão profética.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA MARIA CRUCIFIXA CÚRCIO
Virgem

MEMÓRIA

  Maria Cucifixa Cúrcio nascem em Ispica (Itália) em 1877. A leitura da vida de Santa Teresa de Jesus despertou nela o desejo de se entregar a Cristo. Com treze anos se inscreveu na Ordem Terceira do Carmo. Mais tarde congregou-se em vida em comum com outras companheiras terceiras carmelitas, dedicando-se aa educação cristã da  juventude e ao cuidado de crianças órfãs. Apesar de seus desejos de serem religiosas, várias dificuldades as foram impedindo durantes os anos. Finalmente, ao dia seguinte de sua participação da canonização de Santa Teresinha, se empenharam a preparar os caminhos que deram lugar à Congregação das das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus. Educou suas religiosas em uma sólida piedade e em um espírito missionário e de amor á Igreja.  Morreu a 4 de julho de 1957. Foi beatificada ao ano de 2005 pelo Papa Bento XVI.

Antífona de Entrada

Vem, esposa do Cristo; recebe a coroa que o próprio Senhor te preparou para toda a eternidade.

Oração da Coleta

Ó Deus, que na bem-aventurada Maria Crucifixa Cúrcio haveis dado a vossa Igreja um modelo de contemplação e ação, vos rogamos que nos concedas pro seu exemplo e interseção, que pela contemplação de vosso rosto e no serviço aos irmãos, colaboremos com a restauração de vossa imagem ao coração dos homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei, Senhor, os dons que humildemente te oferecemos em memória de sua virgem, a bem-aventurada Maria Crucifixa, e concedei-nos, por esta hóstia imaculada, permanecer ardendo na vossa presença no fogo sagrado de seu amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

A virgem prudente escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

Oração depois da Comunhão

Reconfortados com o Pão do céu, imploramos, Senhor, de vossa bondade que tanto nos enche de alegria a memória de sua virgem, a bem-aventurada Maria Crucifixa, nos concedas a absolvição de nossas culpas, a saúde de nosso corpos, e a graça da alma e da glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA JOANA SCOPELLI
Virgem

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nascida em Reggio Emilia (Calábria) em 1428, tomou o hábito carmelita, vivendo primeiro em sua casa e depois no mosteiro que ela fundou na sua cidade natal. Aí exerceu o ofício de Prioresa. Distinguiu-se pela sua devoção à Virgem Santíssima. Morreu no ano de 1491.

Antífona de Entrada

Exultemos de alegria no Senhor, que chamou ao seu amor divino esta virgem santa e gloriosa.

Oração da Coleta

Senhor nosso Deus, fazei que a virgem bem-aventurada Joana Scopelli, vossa esposa fiel, acenda em nossos corações o amor divino que ela comunicou às suas irmãs na vida consagrada para glória da santa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Concedei-nos, Senhor, os frutos da oblação que vos consagramos, para que, a exemplo da bem-aventurada Joana, purificados da velhice do homem terreno, cresçamos na vida nova do homem celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

As virgens prudentes levaram consigo azeite para as lâmpadas; à meia-noite ouviu-se uma voz: chegou o Esposo, ide ao encontro de Cristo, o Senhor

Oração depois da Comunhão

Fazei, Senhor, que a comunhão do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste das coisas efêmeras deste mundo, para que, a exemplo da bem-aventurada Joana Scopelli, servindo-vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTA TERESA DE JESUS DOS ANDES
Virgem

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Joana Fernández Solar nasceu em Santiago de Chile a 13 de Julho de 1900. Desde a adolescência sentiu-se irresistivelmente atraída por Cristo. Entrou no convento das Carmelitas Descalças de "Los Andes" a 17 de Maio de 1919, com o nome de Teresa de Jesus. Morreu a 12 de Abril do ano seguinte após ter feito a profissão religiosa. É a primeira flor de santidade da nação chilena e do Carmelo Teresiano da América Latina. Foi beatificada por João Paulo II a 3 de Abril de 1987 em Santiago de Chile e proposta aos jovens como modelo. Sua canonização deu-se a 21 de março de 1993 pelo mesmo Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro, em Roma.

Antífona de Entrada

Esta é a virgem sábia e prudente, que, de lâmpada acesa, foi ao encontro de Cristo.

Oração da Coleta

Senhor misericordioso, alegria dos santos, que inflamaste o ardor jovem de Santa Teresa de Jesus dos Andes com o amor virginal a Cristo e à sua Igreja, e fizestes dela, no meio de tantos sofrimentos, uma alegre testemunha da caridade, concedei-nos, por sua intercessão, que, inundados pela doçura do vosso espírito, anunciemos ao mundo, por palavra e obras, o evangelho do amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Concedei-nos, Senhor, os frutos da oblação que vos consagramos, para que, a exemplo de Santa Joana, purificados da velhice do homem terreno, cresçamos na vida nova do homem celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

A virgem prudente escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

Oração depois da Comunhão

Fazei, Senhor, que a comunhão do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste das coisas efêmeras deste mundo, para que, a exemplo de vossa Santa Teresa dos Andes, servindo-vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

NOSSA SENHORA DO CARMO
Patrona do Carmelo

SOLENIDADE

  A Ordem celebra hoje a solenidade da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, a quem deve tudo o que é. A Ordem Terceira do Carmo nasceu juridicamente no início do séc. XIII, com o título de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocação, que exprime o conjunto de benefícios recebidos da nossa Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV na Inglaterra, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, até se tornar a festa principal e mais solene.

Antífona de Entrada

A glória do Líbano lhe fora dada, a formosura do Carmelo e do Sarón; ali versão surgir a grandeza do Senhor, todo o esplendor do nosso Deus.

Oração da Coleta

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.
(Ou Senhor, nosso Deus, honrastes a Ordem do Carmo com o título glorioso da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, concedei a todos nós que celebramos hoje esta solene comemoração que debaixo de vossa proteção, possamos chegar ao verdadeiro Monte da salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.)

Oração das Oblatas

Acolhei, Senhor, estes dons na solene comemoração da bem-aventurada Virgem Maria, para que, imitando o seu amor ao vosso serviço, nos unamos mais intimamente à obra da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Maria guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.

Oração depois da Comunhão

Deus, nosso Pai, renovados pela comunhão do precioso Corpo e Sangue de vosso Filho, nós vos pedimos, que estes dons inefáveis da vossa graça nos fortaleça e, torne fieis imitadores da bem-aventurada Virgem Maria a nós, que nos consagramos ao vosso santo serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATAS TERESA DE SANTO AGOSTINHO E COMPANHEIRAS
Virgens e Mártires

MEMÓRIA FACULTATIVA

  As dezesseis Carmelitas Descalças do convento da Santíssima Encarnação da cidade de Compiègne ofereceram-se a Deus, durante a revolução francesa, como vítima para aplacar a divina justiça e implorar a paz para a Igreja. Foram encarceradas no dia 24 de Junho de 1794. Durante a sua permanência no cárcere contagiaram a alegria aos restantes prisioneiros, exortando-os a aceitar a vontade divina e animando-os a encontrar conforto no amor de Deus. Condenadas à morte por se manterem fiéis à Igreja, à vida religiosa e à devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria, e, após terem renovado a sua profissão religiosa, foram executadas na guilhotina no dia 17 de Julho de 1794.

Antífona de Entrada

As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor é sublime; a sua majestade está acima do céu e da terra.

Oração da Coleta

Senhor, que concedestes a força do Espírito Santo à bem-aventurada Teresa de Santo Agostinho e suas Companheiras e as chamastes da solidão do Carmelo à glória do martírio, concedei que vos amemos com fidelidade para que possamos contemplar um dia o esplendor da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Ao celebrarmos a morte gloriosa das vossas virgens, nós vos oferecemos, Senhor, o sacrifício de Cristo, que é o princípio e o fundamento de todo o martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Nem a morte, nem a vida, nem criatura alguma poderá separar-nos do amor de Cristo.

Oração depois da Comunhão

Alimentados com o pão celeste, concedei-nos, Senhor, que dêmos testemunho de vós com a mesma coragem que a bem-aventurada Teresa e as suas Companheiras hauriram deste sagrado banquete. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ELIAS
Pai Espiritual do Carmelo

SOLENIDADE

  O profeta Elias aparece nas Sagradas Escrituras como o homem de Deus que caminha na presença do Senhor, e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do único Deus verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. Entregou-se à íntima experiência do Deus vivo no monte Horeb. Nele se inspiraram os primeiros eremitas que, por volta do séc. XII, iniciaram no Monte Carmelo um novo estilo de vida que originou a Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Por este motivo, o profeta Elias é considerado o Fundador ideal da Ordem.

Antífona de Entrada

O profeta Elias disse: "Vive o Senhor, Deus de Israel, a quem eu sirvo".

Oração da Coleta

Deus eterno e onipotente e eterno, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai,a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.

Oração depois da Comunhão

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO JOÃO SORETH
Presbítero

MEMÓRIA

  Nasceu em Caen, na Normandia, no ano de 1394. Ordenado sacerdote por volta de 1417, foi Mestre de Teologia (Paris, 1437), governou a Província e em 1451 foi Prior Geral da Ordem até à sua morte em Angers (França) no dia 25 de Julho de 1471. Restaurou e promoveu a observância regular. Escreveu um célebre comentário sobre a Regra. Em 1462 publicou as Constituições revistas. Impulsionou e favoreceu desde as origens as monjas e a Ordem Terceira carmelita, sendo considerado por isso seu fundador. O seu culto foi confirmado a 3 de Maio de 1866 por Pio IX.

Antífona de Entrada

Como o pastor apascenta o seu rebanho, eu cuidarei das minhas ovelhas, diz o Senhor; escolherei um pastor que as apascente.

Oração da Coleta

Senhor, que escolhestes o bem-aventurado João Soreth para renovar a vida religiosa e promover a fundação das carmelitas, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de uma fidelidade cada vez maior no seguimento de Cristo e da sua Mãe. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, Senhor, os dons que colocamos sobre o vosso altar na memória do bem-aventurado João, e fazei que, libertos das coisas da terra, encontremos em vós a nossa única riqueza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Aquele que for o maior, proceda como se fosse o menor, e o que governa como quem serve os outros.

Oração depois da Comunhão

Pela força deste sacramento, concedei-nos, Senhor, vos servir com o coração puro, seguindo o exemplo do bem-aventurado João Soreth, renovador da vida religiosa, que nos deixou ensinamentos de perfeição evangélica. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SÃO JOAQUIM E SANTA ANA
Protetores do Carmelo

MEMÓRIA

  Santa Ana e seu marido São Joaquim eram um casal de idade avançada e sem filhos. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou de Maria. Ao nascer recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus. A santidade dos dois é reconhecida pelos dizeres de Jesus Cristo: "Dos frutos conhecereis a planta." que remete a santidade de Maria, sua filha, afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação. O ano de suas mortes é desconhecido. São Joaquim e Santa Ana eram cultuados em datas distintas até 1913, ano em que a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

Antífona de Entrada

Festejamos santa Ana e são Joaquim, pais da virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

Oração da Coleta

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, ó Deus, as oferendas da nossa devoção e fazei-nos dignos de participar da bênção que prometestes a Abraão e sua descendência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador.

Oração depois da Comunhão

Ó Deus, quisestes que vosso Filho nascesse de uma família humana, para que, por desígnio admirável, recebêssemos de vós nova vida; santificai, pelo espírito de adoção, os que alimentastes com o pão dos filhos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO TITO BRANDSMA
Presbítero e Mártir

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entrou ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, com fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros e sendo amável com os próprios perseguidores. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.

Antífona de Entrada

Este é o gloriosos mártir, que derramou o seu sangue por Cristo, não temeu as ameaças dos juízes e assim alcançou o reino dos Céus.

Oração da Coleta

Senhor Deus, fonte e origem da vida, que fortalecestes o bem-aventurado Tito Brandsma com a força do vosso Espírito, para que na crueldade da perseguição e do martírio proclamasse a liberdade da Igreja e a dignidade do homem, concedei-nos, por sua intercessão, que não nos envergonhemos do Evangelho, ao construirmos o vosso reino de justiça e de paz, mas saibamos descobrir em cada acontecimento da vida a vossa presença misericordiosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Aceitai, Senhor, os dons que vos apresentamos, ao celebrar a memória do mártir bem-aventurado Tito e fazei que vos sejam agradáveis como foi precioso a vossos olhos o sangue do seu martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Quem quiser seguir-me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Oração depois da Comunhão

A comunhão nos santos mistérios nos dê, Senhor, a fortaleza de alma que tornou o mártir bem-aventurado Tito Brandsma fiel no vosso serviço e vitorioso no martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ALBERTO DA SICÍLIA
Presbítero

FESTA

  Nasceu em Trápani (Sicília) no séc. XIII. Distinguiu-se no seu tempo pelo seu amor à pregação evangélica e pela fama dos seus milagres. No ano 1296 governava a província carmelitana da Sicília como Provincial. Célebre pelo seu apaixonado amor à pureza e à oração, morreu em Messina, provavelmente em 1307.

Antífona de Entrada

A boca do justo profere a sabedoria, a sua língua proclama a justiça; a lei de Deus está no seu coração.

Oração da Coleta

Senhor, que fizestes de Santo Alberto da Sicília um modelo de pureza e oração e um servidor fiel de Maria, concedei que, revestidos das mesmas virtudes, sejamos dignos do eterno banquete na vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Subam à vossa presença, Senhor, as nossas orações e as nossas ofertas, e concedei que, a exemplo de Santo Alberto, nos dediquemos à contemplação dos divinos mistérios e à ajuda aos irmãos necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Vós que deixastes tudo e me seguistes, diz o Senhor, recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentastes com o pão do Céu, fazei que, seguindo os exemplos de Santo Alberto da Sicília, nos unamos mais intimamente a Cristo e sirvamos a sua Mãe com dedicado amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
Virgem e Mártir

MEMÓRIA

  Edith Stein nasceu em Breslau no dia 12 de Outubro de 1891, no seio duma família judaica. Tendo procurado apaixonadamente a verdade através de profundos estudos filosóficos, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922 recebeu o baptismo na Igreja católica e em 1933 entrou no Carmelo de Colónia. Morreu mártir da fé cristã nos fornos crematórios dos campos de concentração de Auschwitz no dia 9 de Agosto de 1942, durante a perseguição nazi, oferecendo o seu holocausto pelo povo de Israel. Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou numerosos escritos de elevada doutrina e de profunda espiritualidade. Foi canonizada por João Paulo II no dia 11 de Outubro de 1998.

Antífona de Entrada

Toda a minha glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

Oração da Coleta

Senhor, Deus dos nossos pais, que conduzistes a mártir Teresa Benedita da Cruz ao conhecimento do vosso Filho crucificado e à sua imitação até à morte, concedei, pela sua intercessão, que todos os homens conheçam o Salvador, Jesus Cristo, e por ele cheguem à perpétua visão da vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Recebei e santificai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar, na festa de Santa Teresa Benedita, vossa mártir, Vós que levastes à perfeição todos os sacrifícios da antiga aliança no único sacrifício que Jesus Cristo, vosso Filho, vos ofereceu com o seu sangue. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Ainda que tenha de passar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque vós estais comigo.

Oração depois da Comunhão

Concedei, Deus clementíssimo, que, celebrando a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, recebamos em nossos corações os frutos celestes da árvore da cruz, de modo que, seguindo fielmente a Cristo na terra, mereçamos comer da árvore da vida no reino celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO ISIDORO BAKANJA
Mártir

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu por volta de 1885 no Congo belga (Zaire). Foi batizado ainda adolescente, sendo o primeiro católico da sua região. Nutriu uma especial devoção a Maria através do rosário e do Escapulário. Zelosamente dedicado à difusão do cristianismo através da oração e de obras de caridade, recusou tirar o Escapulário, sendo, por isso, flagelado sem piedade. Morreu seis meses mais tarde, no dia 15 de Agosto de 1909, rezando pelo seu algoz. Apesar de não ter sido admitido em vida à Ordem Terceira do Carmo, é considerado como terceiro carmelita. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994.

Antífona de Entrada

Este é o glorioso mártir, que derramou o seu sangue por Cristo, não temeu as ameaças dos juízes e assim alcançou o reino dos Céus.

Oração da Coleta

Deus Pai onipotente, que chamastes o bem-aventurado Isidoro Bakanja à luz do Evangelho, e dele fizeste uma testemunha de Jesus Cristo, concedei-nos, por seus méritos e intercessão, a graça de amarmos a todos e de intercedermos pelos que nos perseguem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Nós vos oferecemos, Senhor, estes dons em memória do bem-aventurado mártir Isidoro, a quem nenhum tormento conseguiu separar da unidade da vossa Igreja. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor; se alguém permanece em mim e eu nele, dá fruto abundante.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que nestes santos mistérios renovais a vossa Igreja, fazei que, imitando a admirável constância do beato Isidoro Bakanja, mereçamos alcançar o prémio eterno prometido aos que sofrem por vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATA MARIA DO SACRÁRIO E DE SÃO LUÍS GONZAGA
Virgem e Mártir

MEMÓRIA FACULTATIVA

  Nasceu em Lillo, Toledo (Espanha) no dia 8 de Janeiro de 1881. Formou-se em Farmácia e foi uma das primeiras mulheres que conseguiu esse curso em Espanha. Em 1915 entrou no Carmelo de Santa Ana e São José de Madrid. Pelo seu espírito de oração e pelo seu amor à Eucaristia encarnou perfeitamente o ideal contemplativo e eclesial do carmelo teresiano. Foi Prioresa da sua comunidade e sofreu o martírio, graça tão desejada por ela, com toda a integridade da fé e o ardor do seu amor a Cristo, na manhã do dia 15 de Agosto de 1936.

Antífona de Entrada

Esta é a gloriosa virgem mártir, que derramou o seu sangue por Cristo, não temeu as ameaças dos juízes e assim alcançou o reino dos Céus.

Oração da Coleta

Senhor nosso Deus, que enriquecestes a bem-aventurada Maria do Sacrário e de São Luís Gonzaga com o espírito de oração e a devoção eucarística para que padecesse o martírio, concedei-nos, pelo seu exemplo, que, cumprindo fielmente a vossa vontade em todas as coisas, vos consagremos dedicadamente a nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Oração das Oblatas

Os dons que vos apresentamos na memória da bem-aventurada Maria do Sacrário vos sejam agradáveis, Senhor, como foi agradável a vossos olhos o combate do seu martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.

Antífona da Comunhão

Quem quiser seguir-me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Oração depois da Comunhão

Senhor, que glorificastes a bem-aventurada Maria do Sacrário e de São Luís Gonzaga com a dupla coroa da virgindade e do martírio, concedei-nos, por este sacramento, a graça de vencermos corajosamente todo o mal e de chegarmos à glória celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.