INTRODUÇÃO AO MISSAL CARMELITANO


Prefação

Esta primeira edição do Missal Carmelitano apresenta-se para a crescente necessidade de organização dos formulários do Santoral Carmelita e salvaguardar o Rito Hierosolimita igualmente pertencente aos carmelitas. A sua edição, que se baseia esteticamente na primeira edição do Missal Romano, promulgado em 16 de junho de 2014, pelo Papa Lucas II, é apresentada num modelo simples e prático. A Comissão Litúrgica responsável pelo desenvolvimento deste missal observou estas qualidades como necessárias e salutares para o presente compêndio.

O Santoral Carmelita

A Ordem Terceira do Carmo sendo proveniente da Ordem do Carmo compartilha o mesmo calendário de santos e o mesmo Santoral. Como costume particular o sodalício de Roma sempre frisou por celebrar as memórias de seus confrades carmelitas sempre que as classes o facultassem, sendo tarefa da Secretaria Estatutária providenciar de maneira anual os formulários para as sobreditas celebrações.

O Rito Hierosolimita

O Rito Hierosolimita, ou Rito de Jerusalém, ou ainda Rito do Santo Sepulcro é o rito oficial e próprio da Ordem Carmelita. Os carmelitas são de origem oriental, a Ordem do Carmo é provinda do Oriente Médio; o rito próprio dos carmelitas origina-se também do oriente, por isso seu nome. Os carmelitas em todo o mundo valeram-se de seu missal próprio que continha suas liturgias particulares. O presente missal apresenta uma versão adaptada desse rito.

O Ordinário e Formulários

O presente Rito contido e utilizado na compilação do Ordinário para a Santa Missa deste missal é baseado no Rito Hierosolimita e na Liturgia da Santa Missa do Rito Romano em conformidade com o Concílio Vaticano II. O presente rito é apresentado totalmente em vernáculo, em língua portuguesa do Brasil. Assim como o ordinário, os formulários próprios das ocasiões, e dos santos também se encontram em língua portuguesa e foram extraídos do Santoral Carmelita, e compilados em suas divisões para facilitar seu acesso. 

Foram norteadores para compilação desse ordinário e formulários os seguintes livros "Missale Carmelitæ, Orden des Karmos von Augsburg, Alemanha, 1512", "Missale Fratum Carmelitarum, Ordinis Beatæ Dei Genitricis Mariæ, França, 1584", "Missale Fratum Carmelitarum, Ordinis Fratris Beatæ Mariæ Virginis de Monte Carmelo, Rio de Janeiro, 1872", "Liturgia da Santa Missa, Secretariado Nacional de Liturgia, São Paulo, 1967", "Orações Eucarísticas, Secretariado Nacional de Liturgia, São Paulo, 1968", "Missal do Carmo, Província Carmelitana de Santo Elias, Paraná, 1987", "Missal Dominical Popular, União Sacerdotal São João Batista Maria Vianney, Campos dos Goytacazes, 1991" e "Próprios dos Santos, Província Carmelitana Pernambucana, Pernambuco, 2004".

 ― Os colaboradores:

Sr. Charles Frazen - Concessão do Tema Digital
Fr. Licínio Rangel - Obtenção do "Missal Dominical Popular"
Fr. Spiridon Mattar - Revisão e Obtenção do "Missal do Carmo"
Fr. Yago Teófilo - Digitação e Obtenção do "Próprios dos Santos"
Ir. Laura Rassi - Revisão e Peroração da Introdução do Missal Carmelitano
Fr. Lucas Antônio - Digitação e Obtenção do "Missale Fratrum Carmelitarum"
Fr. Vito Alberti Lavezzo - Revisão e Aprovação

Peroração

Este missal é trazido pela Sacra Comissão Litúrgica em união com a Secretaria Estatutária, ambas provenientes da Ordem Terceira do Carmo. Esse projeto iniciou-se em meados de agosto de 2019 e ao longo do tempo, novos nomes foram se juntando na tarefa de escrever esse subsídio tão importante para a nossa realidade religiosa. Todas as colaborações foram de extrema importância para esse resultado final que agora foi apresentado; sendo os trabalhos de digitação e digitalização, quanto os de tradução, revisão e correção ortográfica às normas da língua portuguesa em uso na atualidade, desempenhados com o máximo de afinco. Por fim, é deixado posto aos sacerdotes carmelitas que façam bom uso deste conjunto litúrgico e que operem na função de zeladores do mesmo.