APROVAÇÃO DO MISSAL CARMELITANO



ORDEM TERCEIRA DO CARMO

Documento pela qual aprova-se o livro
"Missale Carmelitarum"

A todos os que lerem, a paz de Cristo e o amor de Maria Santíssima.

    A partir da última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Lc 22, 14-20), que precede sua captura e dolorosa paixão (cf. Jo 18, 1 — 19,42) sucedida pela sua gloriosa ressurreição (cf. Jo 20, 1-9), somos apresentados a uma nova maneira de sentirmos a sua presença no meio de nós, que se dá ainda hoje por meio de seu sacramento, o pão e o vinho que, consagrados no altar sagrado, transubstanciam-se em corpo e sangue do Nosso Salvador, que além de nos servir como celebração da memória do derramamento de seu sangue pela redenção do mundo, também nos salva e liberta de uma vida maculosa, por ser o sacramento salutar da purificação da alma de todos os homem e mulheres, filhos e filhas de Deus. Já orientados pelo apóstolo dos ímpios e dos gentios, São Paulo, a esta eucaristia somos chamados a tomar como fonte de vida (cf. Jo 6, 32-36) e distinção do corpo do Senhor, para que tomemos nossa salvação e não a nossa condenação (cf. I Cor 11, 26-30).

    Dando continuidade à missão perpétua e terrena de salvação do rebanho do Senhor, os apóstolos, sacerdotes e pastores instituídos pela vontade e ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, dividem-se em diferentes porções ao redor do mundo, para que se cumprisse a promessa de que a luz do Senhor chegasse aos confins da Terra. Como fonte de vida e salvação deste rebanho, nunca deixaram de levar consigo o sacramento da unidade dos cristãos (Atos 2, 42), assumindo em suas ações que somente pela comunhão do Jesus sacramentado a humanidade pode ser lavada de todos os males. Esta divisão primitiva dos apóstolos do Senhor pelo mundo foi de fundamental importância para que a Igreja de Cristo chegasse às grandiosas dimensões que hoje dispõe e, consequentemente, a forma de celebrar o sacrifício do Senhor no altar tomou rumos diferenciados em cada localidade, gerando a multiplicidade de ritos reconhecidos pela Santa e una Igreja Católica Apostólica Romana, que é a que detém a autoridade do próprio Jesus. Dentre as partes deste multiplicidade de ritos, muitos descendem de origem oriental, dado ao forte trabalho evangelizador e eucarístico iniciado pelos apóstolos naquelas terras, inclusive o rito da missa celebrado pelos sacerdotes carmelitas, que possuem origem do Oriente e herdam a cultura hierosolimitana até no que concerne à sua liturgia e maneira de dispor a celebração da sagrada eucaristia.

    Atestado isso, desde a concepção da bendita Ordem dos Irmãos Terceiros de Nossa Senhora do Monte do Carmo, em meados de 2015, proveniente da Ordem do Carmo, houve um grande interesse por parte dos irmãos terceiros de redigir um missal carmelitano no habbo, ao modelo do missal carmelitano usado na realidade extravirtual, para que fosse incorporado ao orbe habbiano a origem supradescrita da Ordem dos carmelitas. Na gestão zelosa de meu venerável predecessor no priorado desta bendita ordem, o Frei Dom Lucas Cardeal Antônio, iniciou-se um incansável processo de busca em escritos de nossa realidade, sendo este processo melhor detalhado na apresentação do missal carmelitano, para que fosse compilada uma versão adaptada do rito hierosolimita, que muito se assemelha ao rito ordinário romano, promulgado, no âmbito real, por São Paulo VI, tendo sua reforma no âmbito virtual pelo Papa Bento IV, além dos acréscimos competentes ao diretório litúrgico desta ordem na compilação dos próprios dos santos quem compõem o santoral carmelita.

    Tendo sido revisado por mim, priora da venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo e por Dom Fr. Vito Alberti Lavezzo, na observância e constante comparação do missal carmelitano habbiano com os livros litúrgicos usados pelos sacerdotes que carregam o múnus necessário para a celebração do sagrado sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo no altar da ceia, foi chegada à conclusão que o livro Missal Carmelitano atende a todos os requisitos impostos pelos irmãos que há anos almejam a produção deste compêndio. Destarte, declaro a APROVAÇÃO do priorado deste sodalício romano ao livro Missal Carmelitano.

    Tendo sido enviado para a análise da Santa Sé Apostólica, representada pela sacrossanta Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, foi realizada a revisão e promulgação do escrito, para o reconhecimento do Vaticano, dos irmãos carmelitas e de todo o povo de Deus de boa vontade. Portanto, rogamos pela intercessão da beatíssima e bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, para que as bênçãos do Deus onipotente sejam derramadas sobre cada um de nós.

Dado e passado em Roma, na Sede do Sodalício desta Ordem dos Irmãos Terceiros de 
Nossa Senhora do Monte do Carmo, no dia 03 de fevereiro de 2021, sob a coroa de Bento V.

Cordialmente In Domino,
Ir. Kate Alberti Rossetti
Priora

Eu o subscrevi,
D. Fr. Vito Alberti Lavezzo