LEITURAS PRÓPRIAS DOS SANTOS

Selecione abaixo o nome do(a) Santo(a) para acessar as Leituras desejadas.

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

________________________________________________________________________________________________________________________________

NOSSA SENHORA DO CARMO

Primeira Leitura
 
Leitura do primeiro livro dos Reis.

Elias subiu ao topo do monte Carmelo, curvou o corpo para a terra e pôs a cabeça entre os joelhos. Depois, disse ao seu criado: "Vá até lá em cima e olhe em direção ao mar". Ele foi, mas voltou dizendo: "Não vi nada". Por sete vezes Elias mandou que voltasse. Finalmente, na sétima vez, o criado exclamou: "Vejo que sobe o mar uma pequena nuvem, tão pequena como a palma da mãe de um homem". Então Elias gritou: "Vá depressa dizer a Acab: "Mande atrelar os cavalos e desça da montanha, do contrário ficará preso pela chuva"". Dali a pouco o céu escureceu devido às nuvens e ao vento, e caiu uma forte chuva.

Salmo Responsorial

℞. Virgem Maria, vos seguiremos para onde nos levardes.
(ou Guia-nos, Maria e subiremos a santa montanha!)

Senhor, quem poderá ser hóspede na vossa casa? Quem poderá comparecer à vossa presença no vosso monte? ― ℞.

Subirá ao vosso Monte santo aquele que realiza a justiça, caminha na integridade, fala a verdade e não calunia. ― ℞.

Aquele que não prejudica ao próximo, nem insulta o vizinho, que despreza aqueles que Deus despreza, e honra os que o temem. ― ℞.

Segunda Leitura

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.

Meus irmãos, quando chegou o tempo devido, Deus enviou o seu Filho que nasceu de uma mulher e esteve sujeito à lei judaica, a fim de libertar os que estavam submetidos à lei, para nos tornar filhos de Deus. Para provar que vocês são filhos, Deus enviou o espírito do seu Filho aos nossos corações, e esse Espírito clama: "Meu Pai". Assim, tu já não és escravo mas filho. E, sendo filho também és herdeiro pela vontade de Deus.

Sequência

Flor do Carmelo, videira florescente! Esplendor do céu, virgem mãe admirável. Doce mãe, mas sempre virgem, aos Carmelitas dai privilégios, estrela do mar.

Aclamação ao Evangelho

Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. E Jesus, vendo sua mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho!” Em seguida, disse Jesus ao seu discípulo: “Eis aí a tua mãe!” E daquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO JOÃO SORETH

Primeira Leitura
 
Leitura do livro do profeta Ezequiel.

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará.

Salmo Responsorial

℞. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.

O Senhor é meu pastor, não sinto falta de nada. Ele me conduz por verdes campos, me faz repousar à beira de regatos tranquilos. ― ℞.

Restaura minhas forças, leva-me por caminhos seguros, pois ele, o Senhor, é fiel. Mesmo que eu tiver de passar por um vale escuro, não terei medo algum, pois vós estais comigo. ― ℞.

Ao vosso lado me sinto seguro. À revelia dos meus inimigos, me convidais à vossa casa, tratando-me com grande deferência. ― ℞.

Sim, vossa bondade e vosso amor me acompanham a cada instante. Voltarei sempre à casa do Senhor, até o fim da minha vida. ― ℞.

Aclamação ao Evangelho

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; quem me segue, terá a luz da vida.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, andando pelo caminho, uma pessoa declarou a Jesus: "Eu te seguirei por onde quer que andares". Mas Jesus lhe replicou: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". Entretanto, a outro homem fez um convite: "Segue-me!" Ele, contudo, argumentou: "Senhor, permite-me ir primeiramente sepultar meu pai". Todavia, insistiu Jesus: "Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e proclama o Reino de Deus". Outro ainda lhe prometeu: "Senhor, eu te acompanharei, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares". Ao que Jesus lhe asseverou: "Ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Deus".

________________________________________________________________________________________________________________________________

BEATO TITO BRANDSMA

Primeira Leitura
 
Leitura do livro da Sabedoria

As almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum sofrimento os tocará. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. Os que põem sua confiança nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor: porque seus eleitos são dignos de favor e misericórdia.

Salmo Responsorial

℞. O Senhor me deu, o Senhor me tirou; bendito seja o nome do Senhor.

Eu vos amo, Senhor! Sois minha força, minha fortaleza, meu refúgio e Salvador! Meu Deus, sois meu rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! ― ℞.

Invoco o Senhor, louvado seja Ele, e ficarei salvo dos meus inimigos. Cercaram-me as ondas da morte, e as torrentes da maldade me apavoraram. ― ℞.

Envolveram-me laços funestos e a morte prendeu-me em suas redes. Na minha aflição invoquei o Senhor, do seu templo ele escutou minha voz. ― ℞.

Levantaram-se contra mim no dia da aflição, mas o Senhor veio em meu auxílio; levou-me para um lugar seguro, o Senhor me libertou, porque me ama. ― ℞.

Aclamação ao Evangelho

A mensagem da morte de Cristo na Cruz é uma loucura para os que não creem, mas para nós é a manifestação do poder de Deus.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus disse: "Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso."

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ALBERTO DA SICÍLIA


Primeira Leitura
 
Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

Salmo Responsorial

℞. O justo florescerá como a palmeira na casa do Senhor.

Feliz o homem que respeita a Deus, e alma de coração os seus preconceitos. Poderosa será a sua descendência e a sua geração abençoada. ― ℞.

Reina sempre a fartura em sua casa e sua generosidade permanece para sempre. Como a luz nas trevas, brilha para os justos o homem misericordioso, compassivo e bom. ― ℞.

Eterna será a memória do justo. Não temerá nunca notícias tristes, seu coração está firme, confiados no Senhor. ― ℞.

Reparte com largueza seus bens, a sua bondade não falha nunca. Ele será poderoso e respeitado. ― ℞.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, Jesus, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" E Jesus lhe disse: "Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe." Ele, porém, respondendo, lhe disse: "Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade." E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: "Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me." Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: "Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: "Quem poderá, pois, salvar-se?" Jesus, porém, olhando para eles, disse: "Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis." E Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos." E Jesus, respondendo, disse: "Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna."

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ


Primeira Leitura
 
Leitura da carta aos Hebreus.

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

Salmo Responsorial

℞. Os justos exultarão no Senhor.

Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! Salvai-me a vida do inimigo aterrador! Protegei-me das intrigas dos perversos e do tumulto dos obreiros da maldade! ― ℞.

Uns aos outros se encorajam para o mal e combinam às ocultas traiçoeiros onde pôr as armadilhas preparadas, comentado entre si: "Quem nos verá?" ― ℞.

Deus, porém, os ferirá com suas flechas, e cairão todos feridos, de repente. Sua língua os levantará à perdição, e quem vir meneará sua cabeça. ― ℞.

Com temor proclamará a ação de Deus, e tirará uma lição de sua obra. O homem justo há de alegrar-se no Senhor e junto dele encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão. ― ℞.

Aclamação ao Evangelho

Se me perseguiram, perseguirão também a vós.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus disse: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou."

________________________________________________________________________________________________________________________________

SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM

Primeira Leitura
 
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.

Meus irmãos, defendam-se com as armas que Deus lhes oferece. Assim poderão resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra criaturas humanas que temos de combater, mas contra as forças espirituais do mal, que não se vêem. Sirvam-se, por isso, das armas, que Deus lhes oferece, para poder resistir naquele dia difícil e para poder ficar de pé, depois de ter vencido todos os inimigos. Estejam preparados. Usem a verdade como um cinto bem ajustado, e a justiça como uma armadura. Que a prontidão em anunciar o evangelho da paz seja como o calçado para os seus pés. Andem sempre armados com o escudo da fé, para poder defender-se das flechas incendiadas do maligno. Que a salvação lhes sirva de capacete e combatam com a espada do espírito de oração e rezem continuamente em união com o Espírito Santo. Estejam vigilantes, prestem muita atenção a estas coisas e rezem por todos os cristãos.

Salmo Responsorial

℞. Vossa palavra é um facho a iluminar os meus passos e uma luz em meu caminho.

Quanto estimo, Senhor, a vossa lei! Passo o dia a meditá-la. ― ℞.

Desvio meus pés de todo mau caminho a fim de guardar a vossa palavra. Jamais me afastarei dos vossos decretos, porque sois vós quem me ensina. ― ℞.

Como são doces para mim vossas palavras, mais que o meu para minha boca! Vossa palavra é um facho à frente dos meus passos, e luz para meus caminhos. ― ℞.

O que tenho de mais valioso são as vossas exortações, que fazem a alegria do meu coração. Eu sou vosso servo, dai-me entendimento, para que eu compreenda os vossos preceitos. ― ℞.

São admiráveis as vossas ordens, por isso, minha alma as observa. Vossas palavras são uma verdadeira luz, até os pequeninos as compreendem. ― ℞.

Aclamação ao Evangelho

A palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza. Tudo quanto fizerem, sejam em nome do Senhor Jesus.

Evangelho

Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus então reuniu os seus discípulos e disse: "Sabeis que os chefes das nações as governam e os grandes exercem o poder sobre elas. Entre vós não será assim. E quem quiser se fazer grande entre vós, será vosso servidor, e quem quiser ser o primeiro dentre vós, será o vosso empregado, a exemplo do Filho do homem, que não veio pára ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate pela multidão dos homens".